A cada mês surgem no Brasil sete mil novos negócios na área de beleza, segundo levantamento do Sebrae. Em fevereiro de 2012, havia quase 185 mil salões. Em fevereiro deste ano, o número saltou para 265 mil, um crescimento de 43%.
A maioria desses estabelecimentos são salões pequenos, abertos por pessoas que formalizaram a situação como microempreendedores individuais.
O maior aumento neste setor ocorreu em Minas Gerais, com crescimento de 80,4%. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, seguido de Santa Catarina. Em quarto lugar está o Distrito Federal, que tem quase seis mil estabelecimentos, dois mil a mais que no ano passado.
Esses microempreendedores individuais ganham até R$ 60 por ano. “Com o crescimento da renda, com o crescimento do emprego, serviços pessoais, serviços no setor de beleza passam por um boom no nosso país”, explica Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae.
Marie Lima trabalha há 22 anos na área e há dois resolveu abrir o próprio negócio. Ela formalizou a situação e montou o salão dentro de casa. O faturamento cresceu e agora vai passar de microempreendedora individual para microempresária. "Falta pouco. A gente só está esperando a parte burocrática ficar pronta agora", diz.
Para a presidente do Sindicato dos Salões de Beleza do Distrito Federal, Elaine Furtado, a formalização é boa para o setor, mas ainda há muito funcionário sendo contratado irregularmente: "Eles contratam pessoas sem passar pelo sindicato, não assinam carteira. Se você quer crescer, se voce quer montar um negócio, monte, mas trabalhe dentro da legalidade".
Matéria publicada no Jornal Hoje - Rede Globo - Data: 30-07-2013
Link matéria original: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/07/sete-mil-novos-saloes-de-beleza-sao-abertos-cada-mes-no-brasil.html
Em breve teremos um fórum destinado à pessoas que buscam maior conhecimento do segmento de franquias. Aguarde!
Receba em seu feed notícias de Empreendedorismo e Franquias!
Curta a página do Top Franquia página no Facebook!
Portal Top Franquia foi desenvolvido e é administrado pela agência Somar Comunicação