Em um dos corredores da Feira do Empreendedor do Ceará, em Fortaleza, os visitantes sempre param para ver um grande anúncio que promete trabalho em casa com uma “boa renda mensal”. Os funcionários da empresa do estande, atentos, convidam os transeuntes para conversar – e a maioria aceita um dedo de prosa.
Um desses funcionários é o mineiro Henrique Mol. Ele é o diretor-geral da empresa que ocupa o estande, a Encontre Sua Viagem, uma franquia especializada em pacotes de viagem, passagens de aviões, hospedagens em hotéis, passeios e outros serviços relacionados ao segmento turístico. Mas o que chama a atenção das pessoas não são os serviços prestados pela marca, e sim o preço da franquia, exposto no enorme cartaz.
A Encontre Sua Viagem foi criada em 2011 pela American Tour, um grupo de turismo mineiro. Segundo Mol, ela tem dois objetivos: ser o braço de franquias e aumentar o volume de vendas do grupo. “Foi o melhor jeito que encontramos para crescer em todo o país”, diz.
SAIBA MAISA empresa oferece quatro modalidades de negócio. A mais barata (que é a destacada no cartaz) é a home office. O empreendedor que se interessa por ela paga R$ 3 mil de taxa de franquia e R$ 125 de mensalidade para as despesas operacionais. “Ela é indicada para o empreendedor que deseja trabalhar em casa”, diz Mol. “O lucro médio com esse tipo de rede é R$ 7 mil por mês.”
Os outros três modelos são balcão, quiosque e loja física. Os três custam, respectivamente, R$ 13 mil, R$ 15 mil e R$ 25 mil e podem ser montados em shoppings, supermercados e lojas de rua. “Para esses modelos, o empreendedor precisa contratar funcionários”, afirma Mol. “Contudo, não cobramos taxa de franquia nem royalties nem renovação de contratos, que duram três anos.”
Atualmente, a rede tem 450 franqueados, sendo 95% deles no modelo home office. O número chama a atenção dos empreendedores, mas também gera uma dúvida: como a empresa consegue dar apoio para todo mundo e com qualidade? De acordo com Mol, a Encontre sua Viagem tem um time com 25 pessoas para atender às demandas dos franqueados em todos os dias da semana. “Eles tiram dúvidas, explicam processos para resolver problemas com os clientes e dão dicas de como usar nossas ferramentas, entre outros serviços operacionais.”
A rede tem ainda uma equipe com quatro pessoas para cuidar das peças do marketing e das páginas personalizadas no Facebook – que são criadas para os franqueados. Para facilitar o treinamento de todas as franquias, que estão espalhadas por todo o país, a empresa tem um sistema de e-learning com lições, dicas e explicações de todos os processos de venda. “A tecnologia melhorou muito a qualidade do nosso trabalho com os franqueados”, afirma Mol.
Desempenho
Mol espera fechar 2014 com crescimento de 30% no faturamento. O bom resultado, diz ele, é por causa da Copa do Mundo. “As cidades sedes do campeonato mundial estão com infraestrutura melhor e atraindo mais turistas. E estamos vendendo mais por isso”, diz.
Ele também tem boas expectativas em relação à expansão da rede e espera possuir, no final de 2015, cerca de mil franqueados. A explicação: “Trabalho com duas áreas em expansão, turismo e microfranquias. Então, creio que possamos crescer até mais do que o planejado”, diz.
Em breve teremos um fórum destinado à pessoas que buscam maior conhecimento do segmento de franquias. Aguarde!
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